Topografia de córnea

A Topografia de Córnea consiste na avaliação da curvatura anterior da córnea através do reflexo digitalizado de anéis concêntricos luminosos (anéis de Plácido). É indicado nos casos de suspeita de alteração da curvatura anterior da córnea, no diagnóstico e acompanhamento de usuários de lente de contato, ceratocone, pré e pós-operatório de cirurgia de transplante de córnea. A Topografia de Córnea também é essencial na avaliação pré operatória da Cirurgia de Refrativa, Cirurgia de catarata. É um exame indolor e não invasivo, não sendo necessário dilatar a pupila nem usar anestésicos. Pode ser realizado tanto em adultos como crianças, normalmente a partir dos 4 anos de idade ou antes se colaborativas.

Orientações: Pacientes que usam lente de contato devem suspender o uso das lentes 1 dia antes da realização do exame, se possível.

Duração: Aproximadamente 5 minutos.

Paquimetria

A Paquimetria é o exame que mede a espessura da córnea. É um exame indispensável na avaliação e acompanhamento do glaucoma, pois a espessura da córnea interfere no resultado da pressão ocular (tonometria). Utilizado também em casos de ceratocone, cirurgia refrativa, transplante de córnea, edema de córnea e várias outras doenças que podem ocasionar alteração na espessura corneana. É um exame de contato em que se utiliza colírio anestésico, indolor, de rápida execução e não altera a visão. Para crianças com baixa colaboração e portadores de deficiências especiais, esse exame pode ser realizado sob narcose embora raramente isso ocorra.

Duração: Aproximadamente 5 minutos.

Tonometria

A Tonometria Ocular mede a pressão intraocular, fundamental para o diagnóstico de glaucoma e controle da resposta aos colírios para tratamentos. É um exame de contato em que se utiliza colírio anestésico, indolor, de rápida execução e que não altera a visão.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia recomenda a realização deste exame em todos os pacientes, desde que exequível.

Para crianças com baixa colaboração e portadores de deficiências especiais, esse exame pode ser realizado sob narcose se houver indicação ou suspeita de glaucoma.

Duração: Aproximadamente 3 minutos.

Microscopia especular

O exame de Microscopia Especular da Córnea é um exame não invasivo em que fotografias são tiradas do olho a fim de analisar a anatomia da camada mais interna da córnea (endotélio), permitindo a análise quantitativa e qualitativa das células da mesma (formato, tamanho, número das células).

É indicado principalmente para diagnóstico das doenças que afetam o endotélio, nos usuários crônicos de lentes de contato e no pré e pós-operatório de diversas cirurgias intra-oculares (Catarata, Cirurgia Refrativa, Transplante de Córnea, Crosslinking).

Este exame é indolor, não invasivo e de não contato.

Duração: Aproximadamente 10 minutos.

Ecobiometria

É o exame que mede o tamanho do globo ocular e possibilita calcular o grau da lente a ser colocada dentro do olho nos casos de cirurgia de catarata. Saber qual o melhor grau da lente intraocular permite que o paciente tenha uma melhor visão após a cirurgia sem uso de óculos.

Como é realizado: O aparelho é equipado com uma sonda do formato de uma caneta que toca o olho já anestesiado com colírio e tira as medidas do globo ocular. É rápido e indolor. Dependendo do caso pode ser necessário dilatar a pupila.

Orientações aos pacientes: Idealmente o paciente deve ficar 15 dias ou mais sem estar usando lentes de contato.

Campimetria computadorizada

Função: A Campimetria Computadorizada tem a função de detectar e quantificar anormalidades no campo visual, causadas principalmente por doenças na retina, neurológicas ou glaucoma.

Indicação: É indicada para acompanhamento de pacientes com neuropatias, glaucoma e alterações na retina. É também muito utilizado na avaliação de pacientes com doenças neurológicas que causam perda de visão, como tumores cerebrais (principalmente de hipófise), hipertensão intracraniana, acidentes vasculares cerebrais e outros.

Orientações: Se o paciente utilizar lentes de contato ou óculos, deverá levá-los no dia do exame. Não é necessário remover as lentes de contato para o exame.

Retinografia colorida

A Retinografia é um exame de imagem que fotografa as áreas do fundo do olho, como a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos.

Os métodos para a realização deste exame de visão são:

Retinografia Colorida (simples): Consiste na fotografia do fundo do olho. O exame permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico, fundamental no acompanhamento de doenças progressivas.

Retinografia Fluorescente ou Angiofluoresceinografia: Analisa a retina, a coróide e os vasos sanguíneos através de fotos obtidas com uma iluminação especial e com uso de filtros. O exame utiliza um contraste chamado fluoresceína que permite o estudo de camadas diferentes dessas estruturas do fundo do olho. É utilizado para o acompanhamento e diagnóstico de doenças como a retinopatia diabética, degeneração macular, oclusões vasculares da retina, entre outras.

Potencial de Acuidade Medida (P.A.M.)

Possíveis nomenclaturas: Potencial de Acuidade Macular ; Acuidade visual a laser; Medida do potencial de acuidade; Potencial de visão.

Qual a função deste exame? Esse exame mede o potencial da visão central (macular) eliminando interferências como grau, catarata, ceratocone e outro problemas que estão na frente da retina que podem diminuir a visão. Um bom resultado normalmente é indicativo de um bom prognóstico cirúrgico.

Qual a indicação? O Exame de Potencial de Acuidade Macular (PAM) é indicado para pacientes com baixa acuidade visual e pacientes que realizarão Cirurgia de Catarata ou Transplante de Córnea.

O exame de Potencial de Acuidade Macular (PAM) é indolor, não invasivo e de não contato. Pode ser realizado com ou sem dilatação pupilar.

Duração: Aproximadamente 10 minutos, dependendo da colaboração do paciente.

Teste de visão de cores

O teste de Ishihara (teste de cores) é aplicado em cada olho individualmente, através da oclusão de um deles, alternadamente. O paciente deve dizer os números visíveis na mistura de cores em cada página mostrada. Em crianças ou não alfabetizados solicita-se que acompanhem com o dedo o tracejo das linhas coloridas.

Várias doenças podem comprometer a percepção das cores. Defeitos congênitos (como daltonismo) e doenças do nervo óptico causam confusão no eixo verde/vermelho e doenças adquiridas na mácula tendem alterar a percepção de azul/amarelo.

Teste de estereopsia

O Teste de Estereopsia é indolor, pode ser realizado em consultas de rotina e não leva muito tempo. Usando óculos especiais, o paciente observa algumas figuras em 3D e deve identificar quais estão mais evidentes.

Nesse procedimento não é necessário o uso de colírio nem dilatação da pupila.

Em que casos esse exame é indicado? O Teste de Estereopsia é fundamental tanto para o diagnóstico quanto o acompanhamento do tratamento de problemas na visão binocular. Por isso, ele é indicado para pacientes com estrabismo e ambliopia (a doença do “olho preguiçoso”). Além disso, ele é capaz de auxiliar no desenvolvimento da visão binocular de crianças com estrabismo.

Entre em contato ou preencha o formulário para agendar sua consulta.